Caminhada do Vasco ao Largo da Cancela

Todos que conheceram Saulzinho sabem o quanto ele gostava de caminhar. Mesmo idoso, ele realizava caminhadas de 6 quilômetros diariamente, às vezes mais. Quando jogava no Vasco, seu hábito não era diferente. Após o treino, costumava caminhar do clube até o Largo da Cancela (bairro de São Cristóvão) e depois voltar. O percurso de ida-e-volta tem 2 km, o que leva cerca de 25-30 minutos para se perfazer a pé.

Numa dessas caminhadas, já à noite, Saulzinho próximo do clube, ouviu passos atrás dele e sentiu-se perseguido. À medida que percebeu que os passos do seu ‘perseguidor’ estavam mais acelerados, ele acelerou também. E foi acelerando, acelerando até que saiu correndo em direção a um portão de entrada do clube, o escalou e se sentiu em segurança.

Segundo dizia Saulzinho, mesmo naquela época não dava para dar sopa para bandido. Apesar do ‘incidente’, ele continuou com as suas caminhadas até a Cancela, até que deixou de dormir no clube e foi morar em Copacabana.

Já morando em Florianópolis, Saulzinho refez o trajeto pela Rua São Januário através do Google Maps. Reconheceu várias edificações da sua época, que hoje convivem com prédios mais modernos. Gostava de recordar do Rio de Janeiro com o auxílio dessa tecnologia, que lhe mostrava que a passagem do tempo não havia apagado da realidade uma boa parte de suas recordações.

Foto do Portal do Largo da Cancela – Wikipedia

Deixe um comentário