Um dos jogos mais icônicos do futebol brasileiro ocorreu no dia 16 de fevereiro de 1963. Em pleno Maracanã, o Vasco vencia o poderoso Santos de Pelé por 2 a 0. Apesar de não ter marcado seu gol, Saulzinho disputou a partida, que ficou conhecida como “O Jogo do Rei”.
“Eu ficava lá na frente, mas percebi que o Brito e o Fontana estavam pegando no pé do Pelé, só que, com o calor do jogo e a torcida fazendo barulho, não ouvi nada do que eles diziam”, contou o centroavante cruzmaltino.
Segundo consta em várias reportagens, Fontana tentou perturbar Pelé o jogo inteiro, especialmente no final, quando acreditou que o resultado já estava resolvido: “Brito, a minha mãe disse que o Rei vinha hoje no Maracanã e pediu-me para levar uma lembrança. Você viu algum “Rei” por aí? …”, perguntava alto e sorridente o Fontana, buscando Pelé com olhar matreiro.
“- Não tou vendo ninguém de coroa, Fontana, não tô vendo não!”…respondeu Brito.
Aquilo foi mexendo com a fera, que saiu do meio e foi atuar pelo lado direito do campo, para atrair as marcações para si, e abrir espaços pelo meio e pela esquerda do ataque santista.
E as provocações não paravam:
– Então Brito, você viu o Rei por aí?
-Vi não Fontana, vi não, acho que fugiu!
E o “Rei” se desdobrava, recuando, buscando jogo, tabelando com seus pares, driblando, chutando, fazia das tripas coração, mas as coisas continuavam não dando certo.
Só que, faltando 5 minutos para o fim da partida, já calculando que o Vasco venceria o jogo, as provocações dos dois “xerifes” continuavam.
Um minuto depois, num ataque do time santista, o ponta esquerda Pepe pelo lado esquerdo, viu Pelé do outro lado completamente livre e fez um lançamento milimétrico pelo alto que Pelé emendou de primeira e estufou as redes do Vasco, diminuindo a diferença.
Faltavam ainda 3 minutos para jogar.
Mal recomeçou a partida, Pelé roubou a bola na sua própria intermediária, e saiu driblando tudo e todos que lhe apareceram pela frente, e entrou com bola e tudo, fazendo 2 x 2!
Aí foi ao fundo das redes, apanhou a pelota. Ao passar pelo Fontana, no meio do caminho, entregou-lhe a bola dizendo:
“- Toma aí, Fontana! Leva pra tua mãe de presente”, disse Pelé, que rechaçou a versão corrente, a que diz que ele falou “Leva pra tua mãe de presente e diz que foi o Rei quem mandou.”
De acordo com o jornalista Gustavo Mariani, responsável pela coluna Histórias da Bola, do Jornal de Brasília, Saulzinho lhe contou uma história interessante, do Jogo do Rei. pelo Torneio Rio São Paulo, logo após o Vasco abrir 2 x 0, em 57 minutos: “Naquela noite, um conterrâneo meu estava no Rio de Janeiro e aproveitou para me ver jogar. Saiu do estádio, uns cinco minutos antes do final da partida, pegou um táxi e disse para o motorista: ‘Que bom. Vi o meu amigo Saulzinho jogar e a vitória do Vasco’. Então, o cara avisou-lhe: “Sinto muito, mas o jogo terminou 2 x 2”, contou Saulzinho.
Referências
https://pelethebest.blogspot.com/2014/03/diz-ela-que-foi-o-rei-quem-mandou.html
Crédito da foto – CBF
