Fiz três gols de pênalti no Castilho

Vasco e Fluminense são os maiores vencedores do Torneio Início do Campeonato Carioca, cada um com 10 títulos (embora o tricolor, de acordo com algumas referências, tenha 9 títulos, já que, usando a fidalguia, verificou ter infringido o regulamento da competição de 1927, o que o fez enviar um ofício à Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), pedindo a anulação do certame).

Nos anos 1960, quando houve sete edições da competição, o domínio foi do Botafogo, que venceu quatro vezes, enquanto Fluminense, Bangu e Olaria conquistaram uma edição cada um. Flamengo e Vasco não venceram, mas Saulzinho tinha uma boa história para contar desse torneio. Ele não lembrava direito o ano, mas houve uma decisão por pênaltis entre Vasco e Fluminense para ver quem seguiria adiante. O regulamento estipulava que os jogos tivessem dois tempos de 20 minutos e, em caso de empate, o resultado final deveria ser decido através de penalidades máximas, com três cobranças intercaladas para cada time e, detalhe, utilizando o mesmo batedor.

“Foi aí que eu apareci. Tive que enfrentar o Castilho, o melhor goleiro do Rio e um dos melhores do Brasil naquela época. Com essas credenciais eu poderia ficar assustado. Mas não foi isso que ocorreu. Enfiei as três bolas no filó do goleirão e o Vasco eliminou o Fluminense”, relatou Saulzinho.

Ainda assim, mais adiante, o Vasco tropeçou e também ficou pelo caminho na competição, dominada pelo time de Garrincha.

Deixe um comentário