Hoje (25-07-2024), faz um ano que o mundo do futebol perdeu o artilheiro Saulzinho. Durante esse período, esse site mergulhou em pesquisas para resgatar números, imagens e demais dados que atestassem seus marcos como atleta. Algumas hemerotecas esportivas foram consultadas e, como resultado, o número de gols de Saulzinho pelo Vasco da Gama, que anteriormente era 84, aumentou para 86 e, mais tarde, para 89 (batendo com a informação que também consta na Wikipédia).
Uma curiosidade: em conversas pessoais, Saulzinho por diversas vezes afirmou ter feito mais de 100 gols pelo Vasco. Segundo ele, havia muita confusão quanto à autoria dos gols cruzmaltinos nas excursões, sendo que muitas vezes as informações sobre os jogos no exterior eram transmitidas às redações de jornais por ligações telefônicas baixa qualidade, gerando várias distorções. Além disso, nem sempre havia súmula para consultas posteriores.
De acordo com Saulzinho, nos jogos amistosos isso sempre foi um grande problema. Outra questão complicada que ele ressaltava ocorria nos Torneios Início do futebol carioca, já que os gols não eram acrescentados à somatória total de tentos de seus autores.
Ainda assim, Saulzinho foi o segundo maior artilheiro do Vasco da Gama nos anos 1960, com 89 gols marcados em 179 partidas (apenas atrás de Célio, que anotou 109 gols em 199 jogos ). Além disso, ele é o 19° maior artilheiro da história do Club de Regatas Vasco da Gama, tendo anotado 34 gols em 1962.
Pelo Guarany de Bagé, Saulzinho anotou 101 gols, sendo o quarto maior artilheiro da história do clube até o momento. Ao todo, de acordo com a estatísticas oficiais, ele anotou 190 gols. Porém, pelas suas estatísticas pessoais, foram mais de 200. Obviamente, não há como saber qual o número mais preciso, portanto, para evitar controvérsias, esse site vai sempre utilizar os números oficiais. Mas fica registrada a ressalva.
