A carreira de Saulzinho

Saul Santos foi um futebolista que nasceu em Bagé-RS (31 de outubro de 1937) e faleceu em Florianópolis (25 de julho de 2023). De família humilde, começou a jogar futebol muito cedo e logo ingressou no time do Grêmio Esportivo Bagé, que havia feito com ele um contrato “de gaveta”. Mas, após uma complicada reviravolta, que lhe custou um ano sem atuar, acabou defendendo as cores do arquirrival Guarany.

Disputou sua primeira partida profissional em 1954, contra o Nacional, de Porto Alegre, fazendo um gol de bicicleta. Artilheiro nato, acabou se destacando no campeonato gaúcho.

Em 1961, foi para o Rio de Janeiro, para atuar no Vasco da Gama, tendo a difícil missão de substituir o consagrado craque cruzmaltino Vavá. E acabou dando certo.

Em 1962, o craque sulista foi artilheiro do campeonato carioca, com 18 gols em 19 jogos. Nessa época, formou ataque com Lorico e Da Silva. Diversas contusões acabaram prejudicando sua carreira no futebol carioca, mas Saulzinho, sob conviver com os problemas e sempre dar a volta por cima.

Saulzinho gostava de lembrar que na década de 60, o Vasco fazia diversas excursões pelo mundo, o que o levou a conhecer quase toda Europa, a África e América. Deixou o Vasco em 1965, voltando para Bagé e encerrando sua carreira no Guarany.

Os registros e súmulas mostram que, como profissional, Saulzinho marcou 101 gols pelo Guarany de Bagé e outros 86 gols pelo Vasco da Gama, num total de 187 gols.

Segundo Saulzinho, jogar futebol na década de 1960 era muito complicado. “Os zagueiros eram mais violentos, a chuteira e a bola não eram tão boas quanto as de hoje e os campos eram muito esburacados”. Mesmo assim, o artilheiro lembrava da galeria de craques de seu time e dos adversários. “Tínhamos que enfrentar o Botafogo de Garrincha, o Flamengo de Jordan, o Fluminense de Castilho e Pinheiro ou o Santos de Pelé. Não tinha moleza nos anos 60.”

Morte

Saulzinho morreu no dia 25 de Julho de 2023, em Florianópolis, Santa Catarina, de uma parada cardiorrespiratória. Ele já havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em março de 2017, mas se recuperou plenamente. Dois anos mais tarde, foi constatado que ele sofria de Mal de Alzheimer.

Deixe um comentário